Translate

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Entrevista sobre o Livro Espiritismo Fácil


1.       De que forma o “Espiritismo Fácil” pode auxiliar iniciantes no estudo da Doutrina Espírita e pesquisadores?
 Ao iniciante, o livro fornece um panorama dos principais pontos da doutrina. Tudo com textos curtos, perguntas diretas e respostas simples. Com o uso de cores e infográficos, facilita a compreensão dos assuntos.
Aos pesquisadores, colocamos algumas laminas interessantes que podem auxiliar, como o Mapa geográfico espírita e a linha de tempo histórica, isto serve como ponto de apoio para um melhor entendimento.
 2.       Qual a sua motivação para criar este livro que tem tudo para ser um manual  de estudos?
Ele foi focado como laminas para auxiliar aos meus filhos adolescentes. Eles não tinham nada para facilitar sua aprendizagemespírita. Então decidi criar laminas para que possam melhor entender a doutrina, e essas laminas geraram este livro.
O objetivo não seria um manual de estudo, e sim um convite para estudar.
 3.       Como as Casas Espíritas podem utilizar essa fonte de pesquisa em conjunto com as obras básicas?
Podem usar para o visitante que chega pela primeira vez, para seus filhos adolescentes, ou para a própria casa, pois os infográficos podem dar uma rápida noção de alguns temas.
 4.       De que maneira explicar as marcas do Espiritismo passando de Moisés, Jesus e chegando até Allan Kardec?
O Espiritismo é a terceira revelação de Deus para Ocidente. Ele é a continuidade da revelação, tendo uma característica, é uma revelação progressiva. Na medida em que a humanidade vai adiantando moral e intelectualmente, os Espíritos nos oferecem novas informações do mundo espiritual.
Assim como Jesus veio a cumprir a lei mosaica, o Espiritismo, veio a cumpri a Lei de Amor do Cristo, com a razão do lado, tornando-se uma fé raciocinada. Isto da uma força indestrutível a luz dos avanços dos nossos dias.
5.       Em sua opinião, o estudo dos fenômenos de Hydesville ainda são importantes para quem procura conhecer a Doutrina Espírita?
Sem dúvida, pois começa de um fato. E como fato, tem que ter explicação. A doutrina parte da observação de Allan Kardec de fatos, e desses estudos e pesquisas, surge a filosofia, como consequência das mensagens do além. Quer dizer, que não é uma filosofia criada por um homem, para depois tentar buscar fatos que comprovem. Ela é exatamente ao contrário. Primeiro o fato, logo a mensagem. Para finalizar numa transformação interior, numa proposta de auto iluminação do ser humano, com a vivencia do Evangelho do Cristo Jesus.

6.       Qual o papel de Chico Xavier dentro para o Espiritismo no Brasil e no Mundo?
Chico Xavier é um marco para o Espiritismo. Não só o potencial mediúnico dele, mas acima de tudo, o ser humano. O homem humilde e simples, dedicado e disciplinado. O mediunato que Chico alcançou serve de exemplo para milhares de médiuns no mundo.
Num curso que ditava, um companheiro me perguntou: Porque não existe mais Chico Xavier? um para cada país.
Temos a “sorte” de já ter um Espírito assim, na Terra. A maior antena paranormal esteve no Brasil, e acredito que só as futuras gerações poderão apreciar melhor este mensageiro que Deus nos ofereceu.
7.       Qual a importância do estudo dos chamados “centros de força”?
Os Centros de força ou “chakras” como são conhecidos, servem como complemento ao entendimento de diversas funções do períspirito.
Ao saber suas funções, podemos ter melhor condições para aplicar Passes ou compreender algumas informações que os Espíritos nos contam do mundo espiritual.
As revelações são constantes, ainda há muito a aprender.
8.       Nos dias atuais, a influência de espíritos desencarnados sobre nós encarnados se torna um fator maior de atenção?
Sempre influenciaram. E como somos todos “médiuns” em menor ou maior grau, esta influência é normal.
Hoje, da impressão de existir um numero maior de pessoas sensíveis a perceber o mundo espiritual mais claramente. Vejo muitas crianças com visões, outras sentem, outros ouvem. Parece que em algum momento será um sexto sentido apurado.
Os tempos estão mudando, e a nova humanidade que vem, terá outras vantagens, como comunicação com aparelhos eletrônicos, ou até com aplicativos.
Esse dia chegara, os espíritos falando por whatsapp, ou preenchendo redes sociais, sem duvida asinfluênciasserão muito maiores.
9.       Até que ponto um espírito desencarnado pode interferir em nossos pensamentos e serem responsáveis por nossas atitudes?
Em muito, e são eles quem nos dirigem constantemente. Somos bonecos por sermos fracos de decisões, e por não dominar nossa mente. Mas tem também influências muito positivas. É como viver em um mar de pensamentos, assim como hoje temos redes wifi, gps, telefonia, 3g, 4g, etc. Assim também nos vivemos no meio de ondas psíquicas. A responsabilidade é nossa, mas em casos de uma perturbação constante e crua, parte das consequências, será compartilhada com o desencarnado.
Assim podemos pensar que quem hoje é perturbado, pode ter gerado perturbação quando estava desencarnado, e por isso diante da lei, se faz merecedor de passar por essa provação. A lei é educativa e justa, e tende sempre a harmonizar.

10.   Em sua opinião pode a Doutrina Espírita ser considerada uma Ciência, Filosofia e Religião?
Em minha opinião é uma ferramenta, para usar cada  um e se melhorar. Não se trata de uma bandeira, para enfrentamento ou  para disputa de opinião.
E sim como o meio eficaz de responder aduvida da fé com o intelecto. É a ferramenta que ilumina consciências e consola corações.Ainda mais, penso que isto de falar de religiões, filosofias, é uma coisa temporal. Em outros mundos  mais avançados, acredito que tudo tenha sido superado. Não existam filosofias, nem religiões, pois a verdade é uma só.
Logo, em mundos maiores, talvez nem usem a palavra Espiritismo, pois é sóa revelação da Lei espiritual e pronta.
Mais ainda, humanidades do futuro, verão nosso atraso, nos vendo como loucos, por querer cada um dizer que estava com a verdade.
11.   De que maneira pode o Evangelho Segundo o Espiritismo modificar as nossas vidas?
Muito, ele é a explicação das máximas do Cristo, pelos espíritos superiores.
O Evangelho segundo o Espiritismo, esta fazendo 150 anos desde sua publicação, e é o livro que melhor trata da parte moral dos ensinos do Cristo, deixando de lado todo que for milagres, passagens complicadas, históricas ou polemicas.
Ele trata somente a parte moral HUMILDADE e CARIDADE.
Enquanto vejo por todo lado, filmes, documentários, programas de TV, que falam do Jesus milagreiro, do Jesus vingador, do Jesus sobrenatural, ou do Jesus humano, o Evangelho Segundo o Espiritismo, fala do ensino mesmo do Cristo. E destaca ser o único que interessa.
Os demais é apenas ficção para quem goste, mas a utilidade esta na sua proposta, erradicar o Orgulho e o Egoísmo.
12.   Como ajudar nossos jovens a conhecerem o Espiritismo?
Oferecendo ele como ele é. Eu conheci a doutrina um pouco tarde, com 16 a 17 anos, e percebi que tinha muitos jovens como eu, com sede de conhecimento e capacidade para entender.
O problema é que há uma grande carência de material simples e direto.
O jovem tem que ter espaço na casa espírita. Tem que orar, tem que participar, ganhar responsabilidade.
Vejo em muitas escolas religiosas centenas de jovens, e nas casas espiritas muito poucos. Isso tem que mudar. Dirigentes tem que repensar tudo. A casa espírita é o ressurgimento das casas do caminho, são os pontos de luz do cristo no planeta, são núcleos de alegria intima. Sócrates falava com os jovens, com eles tinha espaço. Acho que temos que repensar.
13.   O que é o Espiritismo Fácil?
É uma carta para os jovens, vejam como é belo o Espiritismo. Vejam como é fácil entende-lo. Vejam como é bom conhece-lo em poucos minutos.
14. Quem é Luís Hu Rivas e qual sua trajetória dentro do Espiritismo?
Um espirito muito imperfeito, que se adiantou a reencarnar cedo. Na minha época tive que aprender a mexer com joystick de umbotão. Hoje sofro com tantos comandos. Na minha época de jovem não existiam filmes espiritas, hoje podemos até escolher.
O fato de ter nascido em outro país, e vivido até os 23 anos no Peru, onde é muito carente de conhecimento espírita e ser designer gráfico, me faz sentir a necessidade de divulgar o Espiritismo para chegar a lugares distantes do planeta. O Espiritismo tem que ser de domínio público.
Sonho com o dia que as Ideias espíritas, estejam nas escolas, como curso de ensino espiritual, não vistas como uma religião, e sim como aprendizagem de vidas.
Talvez seja muito sonhador, mas sei que este mundo como esta agora, está apenas em transição a uma melhor situação.
O planeta e a nova humanidade vão eliminar da Terra os absurdos que hoje vemos. Sonho com isso, com um amanhã melhor, com respeito aos seres vivos e ao planeta. Com um mundo regenerado, com respeito a todos os seres humanos começando pelos os animais, com uma alimentação sem mortes, com roupas sem peles,medicamentos sem sacrifícios, esporte sem dores, e prazeres sem explorações, por um principio simples de misericórdia, para logo evoluir ao amor. Assim, penso um mundo melhor onde não existam mais religiões, apenas o sentimento religioso fale. Não existam mais “deuses”, onde cada um defenda o seu, e sim um único sentimento entre a lei divina.
Acredito isso, o dia que o reino dos céus entre em nosso coração, será o dia da volta total do Cristo em nos.
Sobre a trajetória, no Peru, ainda novo organizei duas casas Espiritas. No Brasil, em Salvador, Bahia, estive com Alamar Regis, a frente da Revista Visão Espirita, revista que circulou com 100 exemplares em todas as bancas do Brasil.
Depois foi criador do portal PLENUS.net , que foi o primeiro portal espirita da internet.
Em Brasília, foi convidado por Nestor Masotti, presidente da FEB, para coordenar um setor multimídia. Estive a frente da Revista Espírita em espanhol, revista que era a continuação da revista que Allan Kardec criou, mas voltada para o publico hispânico, circulou em 20 países durante 5 anos. Publiquei alguns livros espíritas como Doutrina Espirita para principiantes, e mais tarde fui o idealizar e coordenar da TV Espirita, TVCEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário